sábado, 12 de outubro de 2013

COMO DEPENDER DE DEUS


Durante trÊs meses na PIB Primavera, especificamente no culto de quarta feira aprendemos como nos tornar semelhantes a Cristo. E aprendemos sentimento e atitudes que Jesus tinha e que como cristãos precisamos desenvolver.
E o que aprendemos na ultima reflexão deste tema é que Jesus era totalmente depende de Deus. E podemos ver isto em vários textos da Bíblia como:
Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. João 6:38
 E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade. Mateus 26:42.
 
Diante destes dois textos podemos ver claramente que Jesus dependia de Deus. Ele seguia fielmente a vontade de Deus, mesmo quando parecia difícil para ele, fazer a vontade do Pai.
Isto somente é possível pela dependência em Deus. Porque temos tanta dificuldade em depender de Deus, na verdade o que é dependência de Deus? Por que tenho que depender? E como podemos depender de Deus.
 
Estas perguntas a Bíblia irá nos responder. Por isso mais uma vez esteja pronto para mudar a sua mente e ter a atitude de Cristo também na dependência de Deus.
 
 1.  O que é depender de Deus?
Podemos perceber neste caso com o povo de Israel, quando no cativeiro babilônico, e uma oração que demonstra total dependência do Senhor:
Então disseram a Jeremias: "Que o Senhor seja uma testemunha verdadeira e fiel contra nós, caso não façamos tudo o que o Senhor, o seu Deus, nos ordenar por você. Quer seja favorável ou não, obedeceremos ao Senhor, ao nosso Deus, a quem o enviamos, para que tudo vá bem conosco, pois obedeceremos ao Senhor, ao nosso Deus".  Jeremias 42:5-6.
Não existe nada mais claro do que esta oração sobre o que é depender de Deus. Seja o que for referente a nossa vida, precisamos colocar diante de Deus, e aguardar de Deus o que devemos fazer. O povo de Israel disse desta forma:"Quer seja favorável ou não, obedeceremos ao Senhor". Eles estavam dispostos a fazer a vontade de Deus, custe o que custar.
Muitas pessoas apenas fazem a vontade de Deus, quando o seu desejo está de acordo com o desejo de Deus. Mas quando o desejo de Deus é contrario, logo nos esquecemos de depender de Deus, porque queremos o nosso desejo realizado. Mas depender de Deus é obedece-lo quer gostemos ou não do que Ele está nos pedindo.
E um personagem bíblico que também nos ensina mais sobre dependência de Deus mais conhecido do que Abraão é difícil podemos notar isso neste texto:
Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Gênesis 12:1, 4.
Perceba que Abraão não fez perguntas para Deus: o que Deus quer com ele? onde é o lugar? demora muito? é longe demais? O que tem lá? Quem mais vai além de mim? O que vou ganhar se obedecer?
Ele simplesmente foi na dependência de Deus! Depender de Deus é seguir sua vontade em tudo, em todas as coisas, o tempo inteiro!
 
 2. Por que precisamos depender de Deus?
A segunda resposta que queremos dar na Palavra de Deus sobre dependência é porque precisamos depender de Deus. Creio que temos um grande motivo que não podemos ignorar.
 Porque não sabemos o que é melhor para nós
Talvez você possa até argumentar dizendo que sabe sim o que quer da vida. Ótimo você sabe se isto realmente é o melhor para você, e que isso dará certo?
Precisamos então lembrar de algumas coisas então porque afirmo que não sabemos o que é melhor para nós. Primeiro a Bíblia diz:
Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte. Provérbios 14:12
 A Bíblia diz que quando o homem segue o seu próprio caminho não terminará bem, é isto que o texto quer dizer. E porque não pode terminar bem, se no inicio tudo estava dando certo:
Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro".  Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo".  Tiago  4:13-15
Precisamos depender de Deus porque Ele sabe o que vai acontecer conosco daqui a cinco minutos, ele é Soberano e todo Poderoso por isso precisamos depender de Deus! E nós não sabemos o que vai acontecer realmente daqui há poucos segundos.
 
3. Como depender de Deus inteiramente?
Creio que agora o que nós sabemos o que é e porque depender de Deus, precisamos então saber como depender mais de Deus. Como fazemos isso:
 Preocupe-se menos
Precisamos diminuir a nossa preocupação porque ela não resolve nada. O que ela nos faz é nos deixar mais angustiados, isso sim, ela faz. Agora quando entregamos nas mãos de Deus e deixamos que ele resolva o caso para nós, ficamos mais tranquilos.
"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?       Mateus 6:25.
 Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. 1 Pedro 5:7
Diminua a pressa
Outro ponto interessante é que temos pressa para resolver as coisas, mas quando queremos depender de Deus precisamos diminuir a nossa pressa. Porque Deus sabe o momento certo para nos dar o que precisamos. Existe uma musica do renascer praise que diz assim:
 Jesus Plano melhor, nunca chega atrasado sua hora é perfeita sua maneira a mais linda, seja feita tua vontade eu só quero tua vontade, assim na terra como no céu.
 Esta musica está de acordo com este texto da Palavra de Deus:
 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.     Hebreus 4:16
Creia que Deus tem o melhor para sua vida!
E para depender mais de Deus então precisamos crer que Ele tem o melhor para nós. Ele sabe o que é bom para mim e para você. Este é um dos textos que mais gosto da Palavra de Deus:
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.  Jeremias 29:11.
Minha oração é que deste momento para frente você dependa exclusivamente de Deus!
 
Fraternalmente em Cristo,
 
Pr. Carlos Alberto



Fonte: www.pibprimavera.com

3 comentários: