sexta-feira, 30 de novembro de 2012
ALGUMAS CITAÇÕES POR SARAH SHEEVA
"Quando o medo é vencido, TUDO é vencido. Todas as áreas." (Dave Roberson)
O Dave Roberson tem um discípulo chamado Alan Taylor que também prega na conferência. É sobrenatural o nível de sabedoria do Espírito na vida desses homens de Deus, vejam algumas citações do Alan:
Alan Taylor, Jan 2010 "Se tem tentação na tua vida, é porque tem na tua alma alguma coisa (alguma brecha) que pode te derrubar."
Ou seja, o diabo procura encontrar alguma brecha na nossa alma para então vir nos tentar/perturbar, porque ele SABE que existe aquela abertura para ele. Quando ele não encontra mais brechas, ele não tem mais o que fazer! E então fogeeeee! Resista ao diabo, e ele fugirá de vós!
Alan Taylor: "Podemos expulsar o diabo, mas não podemos expulsar a carne."
Ou seja, é por isso que não podemos confiar na carne, e nem nos acomodarmos quanto a ela, temos que fazer a carne se submeter ao governo do Espírito. Só assim ela será controlada, dominada pelo Espírito, e não nos dominará.
Encontrei algumas anotações da penúltima Conferência do Dave Roberson... pensem em revelações tremendas que edificam MUITO... só pensem... rs, vou postar algumas:
Dave Roberson, Jan 2010
"Você sabe o que é mais difícil para Deus?
É você deixar Ele fazer alguma coisa por você. Deixar Ele fazer POR você."
Ou seja (traduzindo): Sabe qual é a coisa mais "difícil" para Deus?
É você decidir deixar (com teu livre arbítrio) que Ele faça. Que Ele faça do jeito dEle, da maneira dEle, na hora dEle, e o quanto Ele quer...O mais difícil é deixar Ele fazer o que Ele quer, e não o que você quer.
BOM DIIIA! 30.11.2012
BOM DIA! :-)
Não seja uma pomba se você nasceu para ser águia.
O maior presente que Deus pode lhe oferecer é empurrá-lo para uma crise de desconforto temporário que exija que você teste suas asas de águia.
Este empurrão é um ato de supremo amor para que você seja tudo aquilo que Ele planejou que você seja.
Maximize o seu potencial!!!
SIMONE MESSINA
Não seja uma pomba se você nasceu para ser águia.
O maior presente que Deus pode lhe oferecer é empurrá-lo para uma crise de desconforto temporário que exija que você teste suas asas de águia.
Este empurrão é um ato de supremo amor para que você seja tudo aquilo que Ele planejou que você seja.
Maximize o seu potencial!!!
SIMONE MESSINA
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
LAGOINHA.COM - ENTREVISTA FERNANDA BRUM
Fernanda Brum em detalhes
Sorridente. Foi assim que encontrei a pastora e ministra de louvor Fernanda Brum em uma das salas da Lagoinha. O lugar para ela é familiar, pois guarda lembranças marcantes de experiências sobrenaturais com o Senhor. A proximidade com a sala é tamanha que ela assenta no sofá e logo diz “Puxa um puff e senta aqui pra gente conversar”. E a conversa foi boa! Muitas risadas e histórias da esposa, mãe e pastora, que afirma estar numa fase de mudanças uma fase de mudanças em sua vida, como uma borboleta. “Sinto o Senhor mudando as minhas asas, me dando um novo colorido, um novo tempo para voar.” Puxe você também a cadeira e conheça esse e outros detalhes importantes da história de Fernanda Brum.
Lagoinha.com: Em sua vida aconteceram vários milagres como na sua conversão e na gestação e nascimento dos seus filhos (Isaac e Laura), fora outras experiências impactantes que você teve com o Senhor. Você pode afirmar que a sua vida é uma vida de milagres?
Fernanda Brum: Bom, eu já sou um milagre só de ter conseguido seguir em frente com a minha vida. Se Jesus não tivesse entrado na minha vida, aos dezesseis anos, acho que não estaria viva, não teria ido para frente. Então, atribuo ao Senhor em todo o tempo a minha vida, a vitória de estar viva, de ter minha família, de ter filhos. Se não tivesse recebido Jesus como salvador não tinha chegado onde estou. Com certeza eu sou um milagre.
Lagoinha.com: Os seus CD’s já trouxeram diversos temas como “Quebrantado coração”, “Cura-me”, “Glória” e “Liberta-me”. Esses temas têm relação com fases da sua vida?
Fernanda Brum: É sem querer (risos), não é de caso pensado. Isso começou acontecer com o trabalho “Quebrantado coração”, foi algo espontâneo do Espírito Santo. No “Profetizando as nações” também, por causa do resgate do meu chamado missionário internacional porque o nacional estava funcionando “a todo vapor”. Em cada CD as pessoas estão descobrindo um pouco mais de mim, sobre meu chamado e sobre o que vivo na minha vida particular e na minha igreja local. Os CD’s acontecem naturalmente de acordo com o meu momento de busca, de intercessão e aquilo que Deus está tratando em mim.
Lagoinha.com: Já observei que as borboletas fazem parte da sua vida. Seja nas roupas, joias, CD e até mesmo no “B” de Brum elas estão presentes. Para você, qual é o significado delas?
Fernanda Brum: A borboleta significa transformação de Deus. Existe uma história sobre um grupo, do antigo testamento, que andava com uma borboleta na roupa e para eles era um símbolo que dizia “queremos a Palavra como ela é, nós queremos segui-la sem mistura de deuses. Ser livres para o senhor e aguardar o Messias”. A borboleta também era um símbolo messiânico para aqueles que aguardavam a manifestação do Filho de Deus. O símbolo da borboleta é a revelação da ressurreição, de transformação, de um novo tempo, uma nova força, uma nova cor. Eu sinto o Senhor mudando as minhas asas, me dando um novo colorido, um novo tempo para voar, fortalecendo as minhas asas. A borboleta demora um tempo até se abrir toda, é como o pulmão se enchendo de ar. E ela só pode voar quando o sopro entra em suas asas. Então, Deus está me soprando para que voe nesse tempo.
Lagoinha.com: Você sempre fala sobre a sua avó, a senhora Diogreza Brum. Qual é a importância dela para sua vida espiritual e para ser quem você é hoje?
Fernanda Brum: A minha avó me apresentou o Espírito Santo de Deus. Ela foi muito importante como minha mãe espiritual. A minha mãe esteve muito presente, como mãe natural, mas minha avó era uma mãe espiritual. Ela me mostrou como se ora, se jejua, como que se ora por cura divina e libertação. Minha avó foi de suma importância na minha libertação aos dezesseis anos. Ela jejuou e orou durante três dias apenas para que Deus falasse comigo, para você ver como ela incomodava o céu, era uma pessoa que dobrava o joelho para orar e Deus já respondia muito rápido. A família toda foi impactada pelo ministério dela e do meu avô. A cena mais forte que tenho da minha avó é ela falando em línguas e meu avó interpretando em profecias para a pessoa enferma. A minha avó ensinava falando, pois ela era analfabeta, não escrevia e não lia nada, só lia a Bíblia. Tudo ela passava para mim falando, como a cultura do povo no deserto. Contando de pai para filho e fazendo acontecer, essa foi a minha grande escola com a Diogresa Brum.
Lagoinha.com: Você e seu esposo são ministros de louvor e pastores. Como vocês conciliam a vida ministerial com a vida pessoal?
Fernanda Brum: A nossa conciliação tem haver com prioridades. E a nossa prioridade é nossa família, são os nossos filhos e em segundo lugar a nossa igreja local. Como estou com um bebê muito novo, a Laura está com 2 anos e 8 meses, a gente tem feito oito eventos por mês. Então, fico 15 dias fora e 15 dias em casa, claro que intercalados. Por exemplo, estou aqui em Belo Horizonte há dois dias e a Laura já está lá em casa toda chorosa. Por isso, as nossas prioridades são família, igreja local e por último o ministério itinerante. É assim que nós organizamos a nossa vida.
Lagoinha.com: A sua amizade com as irmãs Eyshila e Liz Lanne é bem conhecida, principalmente por que vocês cantaram juntas no Voices. Como vocês se conheceram e qual a importância dessa amizade?
Fernanda Brum: Deus falou comigo vai lá e bate na porta da Eyshila e da Liz Lanne e pede para ser amiga delas. Eu fui lá na porta delas e falei: “Gente, me desculpa, mas Deus mandou eu bater na porta de vocês para ser amiga de vocês e eu estou morrendo de vergonha, mas por favor, vocês querem ser minhas amigas?” Elas responderam: “Claro, entra!” Quando nós começamos a conversar Deus falou comigo: “Fala isso, e isso e isso com elas”. Eu dei uma volta ao mundo até que a Eyshila disse: “Fala logo Fernanda o que você tem pra falar pra gente”. Aí as exortei, com vergonha, mas com muito temor e amor e elas aceitaram a palavra de exortação e ali já ficamos juntas no quarto e oramos. Com o tempo elas foram me ensinando a me vestir, porque eu era bem brega (risos), estou me esforçando para chegar lá. Tinha uma visão de roupa muito ultrapassada e elas foram me dando um jeito, me modernizando e me ensinando a maquiar. E eu trouxe para elas um pouco mais de equilíbrio com as batinhas. Essa amizade nos fez muito bem e já dura há vinte anos. Inclusive estava falando agora a pouco com a Eyshila no Twitter, e mandei uma DM pra ela escrita assim: “Minha ministração de amanhã foi desmarcada, vamos sair para brincar?” Sair para brincar é ir ao salão fazer unha, fazer cabelo, porque adulto não brinca mais como crianças, mas as meninas têm seus momentos de lazer juntas.
Lagoinha.com: E a Ana Paula Valadão, como se conheceram?
Fernanda Brum: Foi tão interessante! Na época que gravei “Quebrantado Coração” tinha perdido o segundo bebê. Estava em Belo Horizonte para ministrar em uma vigília e resolvi passar na casa da Ana Paula com a Mêma, que é a baba dos meus filhos, e falei com ela: “Mêma, vou deixar um bilhete na caixa de correio para Ana. Para saber se ela não quer me ligar para orarmos juntas”. Só que quando fui colocar meu cartão a Ana me viu pela câmera. E lá de dentro da casa ela comentou com a pastora Ezenete Rodrigues “Zê, aquela ali não é a Fernanda?” Ela desceu correndo e me disse: “Ei fê, entra aqui pra gente orar.”. Olha bem, ela nem sabia que eu estava ali para orar. Então, entrei e fiquei orando com ela e com a Zê. Naquele momento as duas me “sacudiram” sabe? Elas oraram por mim, me tiraram as ataduras espirituais, dos braços e das pernas e fiquei caída no poder de Deus e chorando. Elas tiveram visões comigo, repreenderam aquela opressão que estava vivendo depois do aborto espontâneo, estava com muita depressão por causa da perda do bebê, e aí eu saí dali outra pessoa. Foi assim que começou a nossa amizade, na oração, no altar.
Lagoinha.com: Já faz alguns anos que você está escrevendo uma autobiografia. Já está pronta? Quando será o lançamento?
Fernanda Brum: O livro demorou mais a sair por falta de coragem minha de lançar e também por que achei que não fosse capaz de escrever. Quando pegava o livro para ler era como se fosse outra pessoa falando da minha vida, então eu quis assentar para escrever o livro, pois queria que as pessoas lessem o livro ouvindo a minha voz. Uma ovelha minha que é jornalista me ajudou com a revisão mantendo a forma que falo e agora ele está em Belo Horizonte para ser finalizado. O livro conta a minha história desde a conversão até o nascimento da minha filha Laura. Em dezembro ele será lançado com o título “E foi assim”.
Lagoinha.com: Qual é o próximo projeto para 2013?
Fernanda Brum: Esperamos gravar o DVD “Liberta-me” em Março e na região do Nordeste, ainda não está definido o local nem o Estado. Vamos começar em breve uma campanha de oração e intercessão para envolver as pessoas. Estará disponível no meu site uma borboleta para baixar e imprimir. No verso da impressão as pessoas vão escrever um pedido de oração e colar uma foto da família e enviar para uma caixa postal. Esse pedido de oração vai fazer parte do cenário da gravação, serão toneladas de borboletas pelas quais vamos interceder.
Fotos: Arquivo pessoal
Confira a música “Amo o Senhor” cantada por Fernanda Brum na Igreja Batista da Lagoinha
terça-feira, 27 de novembro de 2012
TEXTO POR SIMONE MESSINA
"Quando você tem objetivos na vida e acredita com convicção em seus projetos, você não faz sacrifícios; faz escolhas.
Não fica resignado; mas tem a consciência de estar cumprindo a sua missão.
Não sente nenhum peso ao precisar abrir mão de momentos de ócio; mas tem a certeza de que o melhor ainda está por vir.
Não se sente perdendo NADA; mas tem a convicção que muitos vão desfrutar de seus resultados no futuro.
Uma escolha feita hoje pode impactar as próximas gerações. Para o bem ou para o mal.
Por isso, não gaste a sua juventude com momentos improdutivos. Invista o seu enorme potencial para mudar a história de sua família, sendo o personagem que terá mudado a história de seu sobrenome."
(Geração de valor)
A BÍBLIA É REAL?
O Presidente Ronald Reagan chamou a atenção para aquele Livro maravilhoso, dizendo:
“Na verdade, é um fato indisputável que todas as complexas e horrendas questões que nos confrontam, tanto no nosso lar como ao redor de todo o mundo, têm suas respostas naquele Livro Singular”.
Napoleão disse a respeito daquele Livro maravilhoso:
“... ele não é um mero livro, mas é, sim, Uma Criatuta Vivente, que conquista todos que lhe ficam face a face”. A revista Newsweek (27.Dez.1982), na sua capa, escreveu a respeito daquele Livro maravilhoso “Como um livro nos une, nos divide e até Mesmo nos Define!”.
Aquele Livro Atordoantemente Maravilhoso é a Bíblia!
E se você pensa que a Bíblia é como qualquer outro livro que jamais foi escrito – continue lendo. Quando terminar este folheto... Você Reconhecerá Que Aquele Livro é Atordoantemente Maravilhoso!
”Mas a Bíblia foi escrita milhares de anos atrás. E nós estamos quase entrando no século 21! Temos visto o homem ir à lua. Temos visto a humanidade dar grandes passos na conquista dos mistérios mais escondidos do universo. A Bíblia foi escrita milhares de anos atrás por homens com um conhecimento muito mais limitado que o nosso.
Com seus limitados conhecimentos, como poderiam eles ter sabido de certas coisas?”
Estou Alegre Que Você Perguntou... Lucas 17:30-34
"Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar... naquele dia... vos digo, naquela noite..." Lucas 17:30-34
Ninguém nos dias de Lucas pensou que poderia existir dia e noite ao mesmo tempo! Eles pensavam que a terra era plana! Lucas foi escrito em torno do ano 65 d.C. Como sabia Lucas de algo que os cientistas não souberam até o século 16?
"Ele é o que está assentado sobre o Círculo da Terra”. Isaías 40:22
Como, no ano 700 a.C., sabia Isaías que a terra era redonda? Os cientistas dos dias de Isaías pensavam que a terra era plana. Não descobriram que a terra era redonda até o princípio dos anos 1500, quando Magalhães navegou ao redor do mundo. Como é que Isaías sabia de algo mais de 2000 anos antes da ciência? Jó 26:7 "... e suspende a terra sobre O NADA”. Durante o tempo de Jó, era crido que um deus chamado Atlas sustentava a terra sobre os seus ombros! Ninguém acreditava que a terra “pairava suspensa sobre o NADA!” Jó é o mais antigo livro na Bíblia! Foi escrito há mais de 3500 anos atrás! Como é que Jó soube de algo que era impossível saber durante os seus dias?
"E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”. Gênesis 2:7
Seguramente, você não toma Gênesis seriamente. Toma? Em novembro de 1982, Seleções do Reader's Digest incluiu um artigo com o título “Como a Vida na Terra Começou”. Este artigo declarou que, de acordo com cientistas no Centro de Pesquisa da NASA em Ames, os ingredientes necessários para formar um ser humano podem ser encontrados no barro. O artigo disse, ainda, “O cenário descrito pela Bíblia quanto à criação da vida vem a ser não muito distante do alvo”. (Seleções do Reader’s Digest, novembro de 1982, p. 116). Não, a Bíblia “não passou não muito distante do alvo” – ela atingiu exatamente o alvo! Os cientistas têm rido da possibilidade de Gênesis ter qualquer credibilidade científica, todavia – quanto mais aprendemos, mais descobrimos que a Bíblia é cientificamente exata!
"... tudo o que passa pelas veredas dos mares”. Salmo 8:8
Depois de ler Salmo 8:8, Matthew Maury, um oficial da Marinha dos Estados Unidos da América, lançou-se ao empreendimento de localizar estes curiosos “caminhos nos mares”. Descobriu que os oceanos têm caminhos que fluem através deles. Maury se tornou conhecido como o“descobridor das correntes marítimas”. Como é que Davi (o escritor do Salmo 8) soube, há mais de 2000 anos atrás, que havia “caminhos nos mares”? Davi, provavelmente, nunca sequer viu um oceano! Como é que ele soube?
"Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr." Eclesiastes 1:7
Como é que o escritor de Eclesiastes sabia do ciclo de condensação e evaporação da água? O sol evapora a água do oceano, o vapor da água sobe e se transforma em nuvens, a água nas nuvens cai de volta para a terra como chuva, se ajunta formando rios, e estes correm de volta ao oceano. Isto não foi conhecido até ser descoberto por Galileu, em 1630! Como é que o escritor de Eclesiastes soube disto no ano 1000 a.C., 2500 anos antes da ciência?!
"Quando, pois, o que tem o fluxo, estiver limpo do seu fluxo, contar-se-ão sete dias para a sua purificação, e lavará as suas roupas, e banhará a sua carne em águas correntes; e será limpo”. Levítico 15:13
Deus disse para lavar a carne infectada em água corrente. A ciência não descobriu aquilo até surgirem dois homens chamados Pasteur e Koch, nos anos finais dos anos 1800. Todos os médicos de um hospital lavavam suas mãos em uma mesma bacia de água, dia após dia, e disseminavam os germes com a velocidade, facilidade e mortandade com que fogo se espalha num capinzal seco. Não foi até a invenção do microscópio e o surgimento da ciência da bacteriologia que os médicos começaram a lavar as mãos sob água corrente. Levítico foi escrito em torno de 1490 a.C. A CIÊNCIA FICOU CERCA DE 3000 ANOS ATRASADA! Não é embaraçoso quanto a ciência sempre se atrasa cerca de 2000 anos atrás daquele Livro tão maravilhoso?!
"Onde está o caminho onde mora a luz? E, quanto às trevas, onde está o seu lugar”. Jó 38:19
Como é que Jó não disse onde é o lugar aonde a luz mora? Porque a luz está sempre se movendo. Como é que Jó soube de algo no ano 1500 a.C. que a ciência não descobriu até Einstein? Como podem os homens que escreveram aquele Livro maravilhoso, com o limitado conhecimento científico da época deles,... serem tão à frente da ciência?
"O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta FAZENDO OS SEUS CIRCUITOS”. Eclesiastes 1:6
Como é que o escritor de Eclesiastes soube que o vento viaja formando circuitos? Como é que o escritor soube de algo que os aerologistas e os meteorologistas descobriram há tão pouco tempo? PENSE A RESPEITO DISSO! Como podem estes homens, com o limitado conhecimento científico da época deles, milhares de anos atrás, estar tão adiantados com relação à ciência?
"Vai ter com a formiga... na sega ajunta o seu mantimento..." Provérbios 6:6-8
Life’s Nature Library, em “Os Insetos” (p. 163), comentando sobre Provérbios 6, diz
"Um dos enigmas entomológicos do último século diz respeito a esta observação por Salomão. Não havia nenhuma evidência de que formigas, realmente, faziam colheitas de grãos. Em 1871, entretanto, um naturalista britânico mostrou que Salomão, afinal de contas, tinha estado certo..."
Como Salomão soube aquilo no ano 1000 a.C.? Como Salomão, claramente, detalhou um FATO científico que era IMPOSSÍVEL que ele o soubesse no ano 1000 a.C.?
"O coração alegre é como o BOM REMÉDIO..." Provérbios 17:22
Um artigo no The Birmingham News, intitulado “Rir: Receita para Saúde”, disse que as mais RECENTES evidências médicas revelam que
“A algum ponto durante o riso, seu corpo recebe UM MEDICAMENTO PRESCRITO, vindo da farmácia que está no seu cérebro”.
Como é que o escritor de Provérbios soube daquilo – 3000 ANOS ANTES DA CIÊNCIA MÉDICA?
"Porque a vida da carne está no sangue..." Levítico 17:11
Esta é a mais acurada declaração científica, jamais feita, a respeito do sangue! É o sangue que dá continuidade a todos os processos da vida, no corpo. É o sangue que causa o crescimento, constrói novas células, faz crescer o osso e a carne, armazena gordura, faz cabelo e unhas. É o sangue que alimenta e sustenta todos os órgãos do corpo. Se o suprimento de sangue for cortado de um braço, este imediatamente começará a morrer e apodrecer. É o sangue que repara o corpo. Que cicatriza as feridas, que faz crescer nova carne, nova pele e mesmo novos nervos.
É o sangue que combate às doenças. Quando uma vacina contra uma doença lhe é dada, aplica-se uma injeção na sua corrente sanguínea.
Por milhares de anos, os médicos tratavam as pessoas com uma prática chamada de “sangria”. Pensavam que doenças poderiam ser curadas através da extração de sangue. Em 1799, menos de 200 anos atrás, George Washington foi, literalmente, sangrado até à morte. Os médicos sangraram o pobre George quatro vezes, da última vez tiraram mais de um litro de seu sangue! Eles não sabiam, mas estavam, literalmente, retirando a vida de George quando estavam extraindo o seu sangue. Não foi senão no início dos anos 1900 que um homem chamado Dr. Lister descobriu que o sangue provê o sistema imunológico aos corpos – A VIDA DA CARNE ESTÁ NO SANGUE!
The Birmingham Post Herald, de 26 de fevereiro de 1988, contou a história de Mike Thomas. Ele estava trabalhando em um canteiro de construção civil, quando caiu de uma altura de 21 m. Enquanto caía, um cabo de aço se enrolou ao redor do seu braço e cortou-lhe fora a mão, poucas polegadas acima do pulso. Um colega de trabalho carregou para o hospital a mão que tinha sido separada do corpo. Por causa dos sérios ferimentos internos de Thomas, os médicos não puderam re-implantar sua mão naquele tempo. Ao invés disso, ligaram sua mão a vasos sanguíneos da parede do seu abdômen, para que pudessem “conservá-la viva”. Dois meses depois, os médicos removeram a mão do abdômen e a recolocaram de volta no braço de Thomas. De acordo com o relatório, UAB foi a primeira entidade médica da nação a realizar tal façanha! Exatamente, o que a Bíblia disse em 1490 a.C.! Continue alimentando aquela mão com sangue e ela continuará viva – A VIDA DA CARNE ESTÁ NO SANGUE!
Você não acha isto estranho? Aquilo que Moisés escreveu no ano 1490 a.C., somente agora foi descoberto pelas mais brilhantes mentes que o homem pode produzir! Como pode aquele Livro maravilhoso, escrito milhares de anos atrás e por homens com conhecimento científico muito limitado, estar tão à frente do melhor que a humanidade pode produzir em 6000 anos?
Para compreender quão maravilhoso aquele Livro é, compare o que os cientistas ensinavam quando ele foi escrito. Eles criam que os raios fossem projéteis lançados pelos deuses. O Vedas (livro sagrado hindu) ensinava que, para conseguir chuva, bastava se amarrar à uma árvore um sapo de boca aberta e repetir algumas palavras mágicas - e presto - chuva! Os egípcios acreditavam que estrelas eram as almas dos mortos que agora tinham se transformado em deuses. Os gregos acreditavam que um deus chamado Atlas sustentava a terra sobre seus ombros. Alguns ensinavam que a terra repousava sobre as costas de vários elefantes grandes (muito grandes!). E os elefantes estavam apoiados sobre as costas de uma tartaruga grande (muito, muito grande!) E a tartaruga? Estava apoiada sobre uma cobra grande (muito, muito, muito grande!) E a cobra? Bem, você já tem a idéia.
Mas aquele Livro maravilhoso não contém nada tão tolo! Apesar do que era ensinado e crido [pelos cientistas] durante os dias dos escritores! Aquele Livro maravilhoso diz: “E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios...” (Ato 7:22), todavia “a mitologia e as superstições” do Egito de modo algum estão em nenhum dos livros escritos por Moisés! De fato, depois de 6000 anos de “descobertas e avanços” – aquele Livro maravilhoso pode se erguer ao lado dos mais avançados livros disponíveis na medicina, na ciência e na história!
Um assunto que separa aquele Livro maravilhoso de qualquer outro livro é profecia. Nenhum outro livro prevê o futuro como este faz. Suas profecias são absolutamente precisas. Muitas vezes elas foram dadas centenas e até mesmo milhares de anos antes dos acontecimentos. E, sem exceção,... Elas foram cumpridas – até seus menores detalhes!
Uma profecia em Eze 26:1-6 diz
"... veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: ... Eis que eu estou contra ti, ó Tiro, e farei subir contra ti muitas nações ... Elas destruirão os muros de Tiro, e derrubarão as suas torres; e eu lhe varrerei o seu pó, e dela farei uma penha descalvada. 5 No meio do mar virá a ser um enxugadouro das redes; porque eu o falei, diz o Senhor DEUS ..." Eze 26:1-6
Três anos depois, Nabucodonozor da Babilônia cercou Tiro. Mas, antes que ele chegasse, o povo de Tiro escapou para uma ilha, distante da praia cerca de oitocentos metros. Depois de treze anos de cerco, os babilônios "destruíram os muros de Tiro" e "derrubaram as suas torres", destruindo a cidade que ficava no continente. Por aquele tempo, as pessoas que tinham escapado tinham reconstruído a cidade de Tiro sobre a ilha. E porque Nabucodonozor não tinha marinha, a cidade na ilha permaneceu intocada. Muito embora Nabucodonozor tenha destruído a cidade, ele não cumpriu totalmente a profecia de Ezequiel. Mas, 250 anos depois, os soldados de Alexandre, o Grande, tomaram o monturo (que a destruição por Nabucodonozor tinha deixado), "varreram o seu pó" (a madeira, a rocha e o restolho da antiga cidade de Tiro, destruída), e construíram uma estrada feita de aterro, alta como "o topo de uma rocha". Eles marcharam sobre a estrada de aterro de entulho, para chegar até a ilha, e a destruíram. Hoje, se você viajar até o local da antiga Tiro –verá pescadores "espalhando as suas redes" para secá-las, sobre o local onde a grandiosa Tiro tinha existido! Exatamente, como Ezequiel tinha profetizado em torno do ano 586 a.C.! Mais de 2500 anos antes que acontecesse!
Existem mais de 300 profecias cumpridas na pessoa de Jesus Cristo. Aquele Livro maravilhoso tem muitas profecias que foram escritas milhares de anos antes de Jesus ter nascido! Profecias exatas e detalhadas tais como: onde Ele nasceria (Miquéias 5:2), como Ele nasceria (Isaías 7:14), como Ele morreria (Salmos 34:20), etc. E a história tem provado, sem nenhuma sombra de dúvida, que elas foram cumpridas exatamente como aquele Livro maravilhoso tinha profetizado, centenas de anos antes!
No livro Science Speaks o matemático e cientista Peter Stoner aplica as regras de probabilidade a estas profecias. A probabilidade de somente oito dessas trezentas profecias terem sido cumpridas por acaso é uma em 10 17 – que é 1 em 100.000.000.000.000.000!
No livro, o professor Stoner ilustra:
Vamos visualizar esta probabilidade... Suponha que nós tomamos 1017 moedas de dólar de prata e as depositamos sobre a superfície do Texas. Elas cobrirão todo o estado com altura de sessenta centímetros [Texas, o maior estado dos Estados Unidos tem 684 mil km2 (maior que o sul do Brasil: os estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul somam 578 mil km2)]. Agora, marque um desses dólares de prata e misture toda a massa cuidadosamente... Vende os olhos de um homem e diga a ele… que tem que apanhar um dólar de prata... Que probabilidade ele teria de obter o dólar marcado? A mesma probabilidade que os profetas teriam tido de escrever estas oito profecias e tê-las todas elas cumpridas por acaso, sobre um qualquer homem. (Science Speaks, pp. 106-107)
A seguir, Professor Stoner tomou 48 destas mais de 300 profecias cumpridas. A probabilidade de estas 48 profecias se cumprirem por acaso é de 1 em 10 157– isto é, 1 em 10 seguido de 157 zeros! Aqui está como ele ilustra:
Vamos tentar visualizar isto… O elétron é, praticamente, o menor de todos os objetos que conhecemos. É tão pequeno que seriam necessários 2,5x10 15 deles, enfileirados lado a lado, para formar uma fila com uma polegada (2,5 centímetros) de comprimento. Se nós fôssemos contar os elétrons dessa fila que tem uma polegada de comprimento, e se contássemos à razão de 250 elétrons cada minuto, e se contássemos dia e noite sem parar, precisaríamos de 9.000.000 anos para contar somente aquele uma polegada de elétrons... Com esta introdução, vamos voltar à nossa probabilidade de 1 em 10 157... Vamos fazer uma bola sólida de elétrons, se estendendo em todas as direções a partir da terra até uma distância de seis bilhões de anos luz (a distância que esta luz viaja, à velocidade de 300.000 Km por segundo, em 6.000.000.000 de anos). Temos nós consumido todos os nossos 10 157 elétrons? Não, nós temos feito um buraquinho tão pequeno na massa que não podemos vê-lo. Agora, um desses elétrons foi marcado e cuidadosamente misturado dentro de toda a massa; vende os olhos do homem e peça-lhe para encontrar o elétron marcado. (O elétron, na verdade, é tão pequeno que ele não pode ser visto mesmo com o mais poderoso microscópio). Então, na mesma extensão em que sabemos que este homem de olhos vendados não pode encontrar e apanhar o elétron marcado, nós sabemos que a Bíblia é inspirada. (Science Speaks, pp. 109-111)
Em caso de você pensar que as estatísticas do Professor Stoner são exageradas ou sem substância científica, o “Prefácio” do livro Science Speaks inclui um reconhecimento pela prestigiosa American Scientific Affiliation, declarando:
"A análise matemática incluída está baseada sobre princípios de probabilidade que são completamente sãos, e Professor Stoner tem aplicado estes princípios de maneira apropriada e convincente.”
Professor Stoner conclui:
"Isto não é MERAMENTE EVIDÊNCIA. É prova da inspiração da Bíblia por Deus – Prova tão definitiva que o universo não é bastante grande para esconder sua evidência".
Estes são uns poucos entre milhares de exemplos possíveis para provar, além de qualquer sombra de dúvida, que uma mão sobrenatural, muitíssimo maior do que você e eu podemos imaginar, estava guiando os homens que escreveram aquele livro tão atordoantemente maravilhoso. Amigo, se as coisas físicas que nós podemos examinar são provadas ser verdadeiras – que tal as coisas espirituais que nós não podemos ainda examinar?
Que tal de elas também são verdade?
"E a morte e o inferno foram lançados no LAGO DE FOGO"? Apocalipse 20:14
Está você disposto a fazer roleta russa com seu destino eterno, mantendo o [louco] preconceito que aquele Livro atordoantemente maravilhoso é uma mentira, mesmo depois dos fatos que nós lhe temos dado?
Especialmente, quando tanto está em jogo: AONDE IRÁ VOCÊ PASSAR A ETERNIDADE?! Em um lago de fogo – em tormentos, queimando para sempre?! Jesus Cristo disse:
"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se PERDER A SUA ALMA?" (Mateus 16:26).
Está você querendo arriscar sua alma?
Meu amigo, você está apostando uma parada insuportavelmente alta!
Amigo, jogando tal roleta russa (onde o número de balas no tambor é de 10 seguido de 157 zeros contra somente 1 buraquinho vazio), e estando em jogo sua alma, seu destino eterno, um valor tão grande que nem todo o universo pode pagar por ele, você estará procedendo loucamente!]
Amigo, houve um tempo e local em sua vida, quando você recebeu o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador pessoal? Se não houve, então não se mova de onde está sem que antes rogue ao Senhor Jesus para salvá-lo.
A Bíblia diz,
"Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Romanos 10:13).
Se a Bíblia é verdadeira e Deus é real, então por que você rejeitaria [ou adiaria]?
É demais o que você tem a perder!
Diga esta oração, de todo o seu coração:
Senhor Jesus, eu sei que eu sou um pecador e sem a sua salvação estou perdido para sempre. Venho para o Senhor, agora, da melhor maneira que eu sei, e peço-Lhe que me salve. Agora, O recebo como meu Salvador.
Em nome de Jesus, amém.
APENAS DE JESUS
Apenas de Jesus
Muitos dos nomes na Bíblia que se referem ao Senhor são imponentes e augustos: Filho de Deus, Cordeiro de Deus, Luz do Mundo, A Ressurreição e a Vida, Estrela da Manhã, Aquele que Devia Vir, Alfa e Omega. Essas são frases que esticam os limites da linguagem humana num esforço para capturar o que é incapturável, a grandeza de Deus. E por mais que tentem elas nunca satisfazem. Ouvi-las é quase que ouvir uma banda do Exército de Salvação tocar na esquina o "Messias" de Handel por ocasião do Natal. Uma boa tentativa, mas não funciona. A mensagem é majestosa demais para o meio de comunicação. O mesmo acontece com a linguagem. A frase "Não há palavras para expressar..." é a única que pode ser honestamente aplicada a Deus. Nenhum nome lhe faz justiça. Mas existe um nome que recorda uma qualidade do Mestre que confundiu e compeliu aqueles que o conheceram. Ele revela um lado dele que, quando reconhecido, é suficiente para fazer com que você se prostre. Ele não é pequeno nem grande demais. E um nome que se ajusta como o sapato se ajustou ao pé de Cinderela. JESUS !
Nos evangelhos é o seu nome mais comum — usado quase 600 vezes. E era mesmo um nome comum. Jesus é a forma grega de Josué, Jesua e Jeosua — todos nomes familiares no Velho Testamento. Houve pelo menos cinco sumo sacerdotes conhecidos como Jesus. Os escritos do historiador Josefo se referem a cerca de vinte pessoas chamadas Jesus.
O Novo Testamento fala de Jesus, o Justo (Cl 4.11), amigo de Paulo, e o feiticeiro de Pafos é chamado Bar-Jesus “(Atos 13:6) - E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu mágico, falso profeta, chamado Barjesus,).
Alguns manuscritos dão Jesus como o primeiro nome de Barrabás.(Mt. 27-17) "A quem quereis que eu vos solte, a Jesus Barrabás ou a Jesus, chamado Cristo?”
Qual é o ponto? Se Jesus viesse hoje, o seu nome poderia ser João, Beto ou Carlos. Se ele estivesse aqui hoje, é duvidoso que se distanciasse com um nome elevado como Reverendo Santo Divindade Angelical III. Não, quando Deus escolheu o nome que seu filho teria, ele escolheu um nome humano. (Mateus 1:21) - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Preferiu um nome tão típico que aparecesse duas ou três vezes em qualquer chamada de escola.
"O Verbo se fez carne", disse João, em outras palavras.
Ele era palpável, acessível, alcançável. E, mais ainda, ele era comum. Se estivesse aqui hoje você provavelmente não o notaria quando estivesse em meio a uma multidão fazendo compras. Ele não faria as cabeças se voltarem por causa das roupas que usava ou pelas jóias com que se adornava. "Me chame apenas de Jesus", quase se podia ouvi-lo dizer.
Ele era o tipo de pessoa que você convidaria para assistir um jogo de futebol em sua casa. Ele brincaria no chão com seus filhos, cochilaria no seu sofá, e faria churrascos em sua grelha. Ele riria contigo, faria você sorrir com ele. E quando você falasse, ele ouviria como se tivesse todo o tempo da eternidade. Uma coisa é certa, você o convidaria de novo.
Vale a pena notar que os que o conheciam melhor se lembravam dele como Jesus. Os títulos, Jesus Cristo e Senhor Jesus só aparecem seis vezes. Os que andaram com ele, não se lembravam dele com um título ou designação, mas com um nome —Jesus.
Pense nas implicações. Quando Deus decidiu revelar-se à humanidade, qual o meio que usou? Um livro? Não, isso foi secundário. Uma igreja? Não. Isso foi uma conseqüência. Um código moral? Não. Limitar a revelação de Deus a uma lista fria de "faça" e "não faça" é tão trágico como olhar para um mapa rodoviário e dizer que você viu as montanhas.
Quando Deus decidiu revelar-se, ele fez isso (surpresa das surpresas) através de um corpo humano. A língua que ressuscitou os mortos era humana. A mão que tocou o leproso tinha sujeira debaixo das unhas. Os pés sobre os quais a mulher chorou eram calosos e mpoeirados. E suas lágrimas... oh, não se esqueça das lágrimas... elas vieram de um coração tão quebrantado como o seu ou o meu jamais o foram. (Hebreus 4:15) - Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
As pessoas se aproximavam então dele. Puxa, como o procuravam! Elas surgiam à noite; tocavam nele quando caminhava pelas ruas; seguiam-no até o mar; convidavam-no para suas casas e colocavam seus filhos aos pés dele. Por quê? Porque ele se recusou a tornar-se uma estátua numa catedral ou um sacerdote num púlpito elevado. Ele escolheu em vez disso ser Jesus.
Não há sequer uma sugestão de alguém que temesse aproximar-se dele. Havia alguns que o ridicularizavam. Havia outros que o invejavam. Outros ainda que não o compreendiam. E outros que o reverenciavam. Mas não havia ninguém que o considerasse santo demais, divino demais, ou celestial demais para ser tocado. Não houve uma pessoa sequer que relutasse aproximar-se dele com medo de ser rejeitada.
Lembre-se disso, da próxima vez que ficar surpreso com suas próprias falhas, ou da próxima vez em que acusações ácidas fizerem buracos em sua alma.
Ou da próxima vez em que olhar para uma catedral fria ou ouvir uma liturgia sem vida.
"Lembre-se. É o homem que cria a distância. É Jesus quem constrói a ponte.
Graça e Paz!
RENÚNCIA (4)
RENÚNCIA! SOU CRENTE O BASTANTE?
Diz Jesus, a todos: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. (Lc.9.23)
Renunciar a nós mesmos é renunciar o que atrai a nossa natureza com mais veemência, levando nos a pecar. Este mundo tem muita coisa que atrai a nossa natureza. então, se desejamos seguir a Cristo pelo caminho apertado, devemos estar dispostos a renunciar a nós mesmos, às solicitudes da nossa carne à nossa vã maneira de viver. Você quer passar pela porta estreita? Renuncie a si mesmo. Isto implica dizer não aos desejos que levam a morte espiritual e às obras da carne!
Muitos são enganados com um "evangelho de facilidade", um "evangelho de moleza". Estes costumam aconselhar: "Não se preocupe, irmão, você é novo convertido e não há problema algum em continuar neste tipo de trabalho ou de pratica ilícita". Isso é banalizar o evangelho. Se nos deixarmos levar por natureza carnal, acabaremos não renunciando a nada.
O que é renúncia? Em termos bíblicos, é abdicar de nossa vontade em prol da vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável. A Renúncia verdadeira nasce no coração do homem; é uma decisão individual, geralmente motivada pela necessidade de algo superior, capaz de preencher o vazio da alma humana. É o resultado de um arrependimento sincero, e resulta na decisão de mudar de estilo de vida.
Um evangelho sem renúncia e mudança de vida, que permita à pessoa continuar no mesmo estilo de vida dissoluta e cheia de pecado, não é o Evangelho de Jesus Cristo; é o da porta larga. Evangelho de verdade é o da porta estreita e do caminho apertado, que conduz a vida eterna e à vitória. Sendo assim, fuja da porta larga!
É claro que renunciar a si mesmo e viver para Cristo não implica viver fora do mundo nem deixar de relacionar-se com as pessoas. Se assim fosse, conforme argumentou Paulo com os cristãos de Corinto, seria necessário sair do mundo (1Co 5.10).
Ouça! O Caminho está nas últimas instruções de Jesus aos discípulos (Jo 14.6,7,9), vemos as veementes palavras de nosso Senhor Jesus Cristo em resposta a Tomé quando disse não saber o caminho para Deus: (João 14:6) - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
(João 14:7) - Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
(João 14:9) - Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Pense nisto!
Que Deus o abençoe!
RENÚNCIA (3)
Que a graça e a paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo encha a sua vida todos os dias.
Neste estudo bíblico, refletiremos inicialmente no texto que está no capítulo 3 do evangelho segundo João, que relata o encontro de Nicodemos com Jesus. Nicodemos era fariseu e membro do Sinédrio, que era o mais alto tribunal religioso dos judeus, do qual faziam parte os sumos sacerdotes (o atual e os anteriores), chefes religiosos (anciãos) e professores da Lei. O Sinédrio era composto por 71 membros (incluindo o presidente).
Vamos ler atentamente o texto de João 3:1-21 que relata o encontro entre Nicodemos e Jesus.
João 3:1-21
“1E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. 2Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. 3Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. 4Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? 5Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. 6O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. 8O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. 9Nicodemos respondeu e disse-lhe: Como pode ser isso? 10Jesus respondeu e disse-lhe: Tu és mestre de Israel e não sabes isso? 11Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que vimos, e não aceitais o nosso testemunho. 12Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? 13Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu. 14E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. 20Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas. 21Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.”
Conforme está escrito no versículo 2, Nicodemos foi ao encontro de Jesus à noite. A pergunta que é possível fazer é: Por quê? É possível compreender a partir do que está escrito em João 12:42-43 que Nicodemos poderia ter medo do que os fariseus diriam e fariam se o encontrassem conversando com aquele carpinteiro, não por Ele ser um carpinteiro, mas pelo perigo que oferecia à autoridade do Sinédrio pelos sinais que fazia.
João 12:42
“42Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. 43Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.”
Muitos fariseus, incluindo Nicodemos, não confessavam que criam em Jesus por que amavam mais a posição e o reconhecimento que tinham perante a sociedade judaica, e não queriam perder esse prestígio dos homens.
É interessante perceber que, ainda no versículo 2, Nicodemos reconheceu que Jesus era um mestre da parte de Deus, por isso O chama de Rabi e confessa ainda que não era possível que Ele fizesse os sinais que fazia se Deus não estivesse com Ele.
Outra pergunta sobre este encontro entre Nicodemos e Jesus é: o que Nicodemos queria? Como Jesus conhecia o coração de Nicodemos, assim como conhece o coração de todos os homens, Ele respondeu que não é possível ver o Reino de Deus se não nascer de novo, conforme está escrito no versículo 3. Nicodemos queria algo além daquilo que já conhecia; talvez ele quisesse conhecer profundamente o poder de Deus que havia sido manifestado por tantos milagres no meio do povo de Israel: as pragas no Egito, a abertura do Mar Vermelho, etc.
Nicodemos não entendeu a resposta de Jesus e fez uma pergunta infantil, conforme o versículo 4: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?”.
Então, Jesus respondeu que, para entrar no Reino de Deus, é necessário nascer da água e do Espírito. Como é provável que Nicodemos conhecia o batismo de João Batista, Jesus estava ensinando que era necessário reconhecer a mensagem de João Batista e aceitá-la (o batismo), para depois então receber o batismo do Messias, no Espírito, como João Batista disse e está relatado em João 1:33-34.
João 1:33-34
“33E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. 34E eu vi e tenho testificado que este é o Filho de Deus.”
No versículo 6, Jesus explica a Nicodemos que não é possível a carne se tornar espírito, por isso é necessário o novo nascimento. Nicodemos continuou sem compreender o que Jesus dizia e foi confrontado por Ele como está escrito no versículo 10: “Tu és mestre de Israel e não sabes isso?”.
Nos versículos 13, 14 e 15, Jesus responde à pergunta que Nicodemos havia feito (versículo 9) acerca de como pode alguém nascer de novo. O novo nascimento acontece pelo Filho (versículo 13), pela cruz (versículo 14) e pela fé (versículo 15).
João 3:13-15
“13Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu. 14E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Nicodemos reconhecia que Jesus era enviado por Deus, mas ainda não estava disposto a confessar isso diante da sociedade, provavelmente com medo de perder o reconhecimento que tinha. Essa atitude de Nicodemos não é vergonhosa? Você não fica inconformado com essa atitude de Nicodemos? Como pode alguém reconhecer que algo é de Deus e não fazer qualquer coisa para ter isso?
Da mesma forma que Nicodemos agiu naquele momento, nós também já agimos e talvez estejamos agindo.
Quer um exemplo bem simples? Você reconhece que a Bíblia é a Palavra de Deus, não é? Agora, pense com calma e responda: então, por que você não obedece a todos os princípios que estão contidos nela?
De acordo com João 19:39, Nicodemos creu posteriormente no Senhor Jesus, o que é possível afirmar por ele ter participado do sepultamento de Jesus com as especiarias que ofereceu.
João 19:38-40
“38Depois disso, José de Arimatéia (o que era discípulo de Jesus, mas oculto, por medo dos judeus) rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então, foi e tirou o corpo de Jesus. 39E foi também Nicodemos (aquele que, anteriormente, se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem libras de um composto de mirra e aloés. 40Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer na preparação para o sepulcro.”
Os versículos 20 e 21 do relato do encontro entre Nicodemos e Jesus são importantíssimos para a nossa reflexão neste estudo bíblico (João 3:20-21).
João 3:20-21
“20Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas. 21Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.”
Conforme está escrito nos versículos acima, Jesus disse a Nicodemos que quem faz o mal aborrece a luz, mas quem pratica a verdade vem para a luz. No versículo 19, está relatado que a luz veio ao mundo, portanto torna-se importante entender o que ou quem é essa luz. Em João 8:12, Jesus disse “Eu sou a luz do mundo”.
João 8:12
“12Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”
Jesus é a luz! Portanto, nos versículos 20 e 21 do capítulo 3 do evangelho segundo João, Jesus estava ensinando a Nicodemos que quem pratica o mal não vem até Ele, pois Ele faz com que tudo o que uma pessoa seja feito em verdade e seja exposto. Quem pratica o mal ou erra tem vergonha de expor seus erros, porém, para andar com Jesus, isso é fundamental.
Por que as pessoas não querem aceitar que Jesus seja Senhor de suas vidas? Porque muitas têm medo que os seus erros sejam expostos e as pessoas descubram que elas não eram tão maravilhosas como pareciam. Por esse mesmo motivo, muitos fariseus não reconheceram que Jesus era o Messias, pois seria necessário deixar o que haviam conquistado e reconhecer os seus erros.
Guarde isto: “Não reconhecer os seus erros só tem uma origem, O ORGULHO.” |
O orgulho impede que haja renúncia e arrependimento. Por isso, deixamos de aproveitar muitas oportunidades por causa do orgulho. Nicodemos poderia ter conquistado a vida eterna naquele momento em que conversava com Jesus, caso renunciasse a sua vida farisaica e decidisse segui-Lo.
Com esse encontro de Nicodemos com Jesus, é possível aprendermos que, para alcançar algum objetivo, você deverá RENUNCIAR algo. Renunciar é deixar para trás.
Para você cursar uma faculdade, é necessário deixar seu tempo de descanso e de lazer. Se você trabalha, a renúncia deve ser ainda maior, pois você acabará deixando até seu tempo reservado ao sono para realizar atividades propostas pelos professores.
Se você deseja juntar dinheiro para investir em algo, às vezes é necessário renunciar alguns desejos para alcançar o seu objetivo.
Para você estudar a Palavra de Deus, é necessário renunciar a um filme que queria assistir. Para você visitar uma pessoa, é necessário renunciar a um momento com a sua família.
Para adquirir a vida eterna, é necessário que você negue a sua própria vida por amor a Jesus, como Ele mesmo disse e está escrito em Lucas 9:23. Nesse versículo, renunciar significa esquecer os interesses próprios.
Lucas 9:23
“23E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.”
Observe que Jesus disse ainda que é necessário tomar a cruz (renunciar) diariamente para segui-Lo.
João Batista renunciou a glória que poderia receber por ser filho de um sacerdote do templo para cumprir o objetivo de Deus para sua vida, indo morar no deserto e alimentando-se de mel e gafanhotos. Ele renunciou ainda a glória de ter muitos discípulos para que Jesus pudesse receber toda a glória que lhe era devida por ser o Messias, o Ungido de Deus (João 3:29-30).
João 3:29-30
“29Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já essa minha alegria está cumprida. 30É necessário que ele cresça e que eu diminua.”
Quando os israelitas saíram do Egito para conquistar a terra prometida por Deus a Abrão (que posteriormente recebeu o nome de Abraão), eles precisaram renunciar o pouco que tinham na terra da escravidão, porém, mesmo após terem renunciado, voltaram atrás e murmuraram acreditando que o que tinham no Egito era melhor que aquilo que Deus havia preparado (Números 11:4-6 e Números 14:1-4).
Números 11:4-6
“4E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar e disseram: Quem nos dará carne a comer? 5Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos. 6Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos.”
Números 14:1-4
“1Então, levantou-se toda a congregação, e alçaram a sua voz; e o povo chorou naquela mesma noite. 2E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhe disse: Ah! Se morrêramos na terra do Egito! Ou, ah! Se morrêramos neste deserto! 3E por que nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito? 4E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos ao Egito.”
Por causa dessa murmuração, o povo de Israel passou 40 anos no deserto até alcançar a terra prometida por Deus e os que murmuraram não conquistaram a terra (Números 14:20-23).
Números 14:20-23
“20E disse o Senhor: Conforme a tua palavra, lhe perdoei. 21Porém, tão certamente como eu vivo e como a glória do Senhor encherá toda a terra, 22todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz, 23não verão a terra de que a seus pais jurei, e até nenhum daqueles que me provocaram a verá.”
Você pode perguntar: “Já que eles renunciaram, por que não alcançaram a vitória?”. A resposta é: porque a renúncia se tornou pesada para eles. Isto é, eles acreditaram que a renúncia que fizeram já não valia mais a pena.
Guarde isto em seu coração: Se a renúncia se tornou pesada para você, significa que você perdeu o foco e não consegue mais ver a vitória. |
O povo de Israel permitiu que a renúncia se tornasse pesada para ele quando olhou para o que havia renunciado.
Se você pensa “ah, tem quer ir à igreja hoje”, então significa que a renúncia se tornou pesada para você e você não sabe mais o seu papel no corpo de Cristo ou perdeu o foco da salvação que só há em Cristo.
Se você pensa “ih, tem reunião de oração hoje”, então a sua renúncia se tornou pesada e você se esqueceu de Cristo deseja que você lute como um soldado do exército Dele.
Se você, marido ou mulher, sai do trabalho e pensa “tá louco, tem que ir para casa agora”, então significa que você perdeu o foco do sucesso do seu relacionamento, e você esqueceu de que Deus quer curá-lo e fazê-lo vitorioso.
Se você tem o desejo de desistir do seu emprego ou da sua faculdade, então quer dizer que a renúncia que você fez para alcançar esses objetivos se tornou pesada.
Porém, é necessário aprender com Aquele que fez a renúncia mais impressionante e absurda de todos os tempos, Jesus. Ele renunciou a Sua vida gloriosa para que todos os pecadores de todas as épocas fossem perdoados e pudessem adquirir a vida eterna. Jesus não buscou algo proveitoso para si mesmo, pois Ele decidiu morrer para que você e eu pudéssemos viver eternamente. Jesus se lembrava da renúncia que havia feito em todo o tempo, mas não como um peso em suas costas ou arrependido de ter renunciado, e sim com um amor incondicional por todos os homens.
Para vencer, lembre-se todos os dias que você renunciou, mas não deixe que a renúncia se torne pesada em nenhum momento, pois, se isso acontecer, você desistirá de caminhar. Portanto, nunca perca a fé de que a vitória de Deus na sua vida se cumprirá, pois assim você sempre persistirá.
A Bíblia relata a história de várias pessoas que renunciaram e venceram, e também relata a história de pessoas que desistiram de renunciar e, por isso, não alcançaram a vitória.
Vitoriosos
- Apóstolo Paulo
- Pedro
- João
- Josué e Calebe
- Judas Iscariotes: queria apenas um libertador do poder opressor dos romanos;
- Saul: desistiu de obedecer a Deus para obedecer à sua própria vontade;
- Uzias (2 Crônicas 26:1-23). Em 2 Crônicas 26:15, está relatado que ele prosperou muito “até que se tornou forte”. Quando deixou de fazer o que era reto diante do Senhor e decidiu queimar incenso ao Senhor no templo, foi atacado por lepra e morreu.
Guarde isto: não há renúncia sem fé, não há sem fé sem ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17). |
Romanos 10:17
“17De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”
Deus ainda nos ensina que não há vida com Ele sem renúncia (Tito 2:11-14).
Tito 2:12 (segundo a Nova Tradução da Linguagem de Hoje)
“11Pois Deus revelou a sua graça para dar a salvação a todos. 12Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus, 13enquanto ficamos esperando o dia feliz em que aparecerá a glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo.”
Renuncie o que não vem de Deus e tenha a plena vitória Dele em sua vida, obedecendo-O!
Deus abençoe a sua vida abundantemente.
Amém.
Assinar:
Postagens (Atom)