Não fique preso a “insuperação” da perda de alguém querido, nem busque meios de fazer contato com ele, pois isso é engano
 “Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança.” (1Ts 4.13) Recentemente li no Twitter duas frases de uma pessoa que chamou minha atenção: “Deus não trabalha com reciclagem, isso é algo muito moderno, então porque tem gente que acredita em reencarnação? Como Deus reutilizaria uma alma gasta, usada, para um corpo novo?” É simples assim! Não há segunda vida, mas a vida eterna, e para ela não é necessário morrermos em um corpo para revivermos em outro.
Na Bíblia Deus é claro quando fala sobre uma única morte: “Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo” (Hebreus 9.27), temos somente esta vida para viver. Os subterfúgios e filosofias criadas pelo homem o desviam da responsabilidade e do compromisso com a Verdade. Da mesma forma é crer que o espírito de uma pessoa está vagando por este mundo tentando fazer contato com os parentes. Estes ensinamentos afastam o homem de Deus e o torna escravo de sentimentos de saudade e “insuperação” da perda de alguém querido. Mas Deus também é claro a respeito disso:“Não recorram aos médiuns, nem busquem os espíritas, pois vocês serão contaminados por eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.” (Levítico 19.31)
Talvez você se converteu a Jesus, mas continua com crenças como essas e seu coração ainda está “agarrado” a equívocos que desagradam ao Senhor. Superar a morte da pessoa querida e entender que Deus é soberano e tem o domínio sobre a vida de cada um de nós é o primeiro passo para seguir. Se você busca fazer contato com o espírito de seu parente, ou ainda ora por ele, entenda o que Deus quer que você saiba: “Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles.”(Eclesiastes 9.5)
Em Lucas 11.11 Jesus considera a morte de Lázaro um sono profundo. Devemos considerar o mesmo, para que entendamos que enquanto estamos vivos temos que aproveitar o máximo de cada dia, pois o dia de ontem não voltará. Quando a morte chegar, devemos estar preparados com a certeza de missão cumprida, e firmados em Jesus. Pois, no dia em que Ele voltar se estivermos dormindo despertaremos, e todos os que estavam no sono verão e confessarão que Jesus Cristo é o Senhor.
Ter saudade, lembranças e sempre pensar na pessoa querida, que partiu, não é pecado. No momento do velório liberamos, homenageamos e consolamos uns aos outros, e como símbolo de um adeus, enterramos seus corpos. Depois disso, partimos para a rotina do dia a dia, sendo consolados e fortalecidos em Jesus, porque o Espírito Santo nos consola de tal maneira que lembramos dos entes queridos que se foram sem dor em nossos corações. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; João 14.16”
::Stephanie Zanandrais
Stephanie.zanandrais@lagoinha.com