quinta-feira, 26 de julho de 2012

TOMADO POSIÇÃO EM DEUS, LOUVANDO O SEU NOME E OBTENDO VITÓRIA

 Tomando posição em Deus, louvando o seu nome e obtendo vitória


Texto: Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor está convosco. (2 Cr 20:17b)

Muitos cristãos olham para o texto acima e sem analizar o contexto geral da Palavra de Deus querem obter vitória de “qualquer jeito”. E este tem sido o grande problemas de muitos crentes hoje. Muitas pessoas querem obter vitória em sua vidas diárias e não são poucos os pregadores que “pregam vitória” em muitos púlpitos pelo Brasil e no mundo.O grande problema dessas mensagens que tenho visto é que não é ensinado “princípios” de como obter vitória espirituais, mas mensagens motivacionais “rasas” na base da eloquência do pregador e no desconhecimento da palavra de Deus pelo crente.
E o que vemos na maioria das vezes são pessoas que entram e saem das igrejas da mesma maneira e até pior, pois acabam sendo frustradas espiritualmente. Muitas podem achar que a vitória na vida do cristão é algo automático, do tipo bastou ser crente, que como diz a canção:
“Tudo vai bem na viagem a Jersusalém, Amem”.

O que acontece na verdade é que quando nos tornamos cristãos, nossos olhos espirituais ficam mais abertos e as lutas tendem a ser maiores, isso porque passamos de meros escravos de Satanás a guerreiros de Cristo. E tem uma enorme diferença ser mais um com o inimigo e ser outro contra ele. Também isso acontece porque o pecado já não nos cega mais e nos “alivia” como uma droga diante das lutas diárias. As lutas na verdade continuam, mas não está em nós e na nossa carne o controle da peleja, mas em Deus. E é sobre isso que essa mensagem deseja trazer, ou seja, mostrar ao crente princípios espirituais para vencer as batalhas e obter vitória tendo o Senhor no controle

Analizando contexto do capítulo de 2 Crônicas vemos que existe alguns princípios para vencer e basicamente duas formas: Com Deus ou sem Ele. Podemos lutar usando nossa própria força ou confiando exclusivamente em Deus.

Lendo o versículo 3 de 2 Cronicas 20 vemos que sabendo que uma “multidão” de amonitas e mobitas iriam pelejar contra Judá, Josafá teve que enfrentar a primeira luta, ou seja, contra o medo. Creio que a nossa maior luta muitas vezes não é contra o inimimgo que nos afronta, mas contra o medo que nos assola.
Então Josafá teve medo, e pôs-se a buscar ao Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá.(2 Cr 20:3).

Medo é um sentimento de viva inquietação ante o perigo real ou imaginário. A reação e o sentimento contrário de Josafá é algo “natural” para o ser humano. O medo veio após a queda do homem ante ao pecado e creio que todo ser humano possui o que varia é o grau de medo de cada um , mas o que vai ser fator preponderante de um derrotado e um vencedor é como a pessoa reage e enfrente ao medo. Diz a palavra de Deus :

Uma grande característica de uma pessoa vencedora espiritualmente é quando ela reconhece que não pode nada sozinha diante de um perigo real e natural. Josafá reagiu a afronta do inimigo buscando a Deus. Josafá se pôs a buscar ao Senhor

Uma pergunta:

Como você tem reagido as afrontas e o medo?

Você tem buscado a Deus?

Você tem usado de armas espirituais para vencer as lutas ?
Não se pode buscar a Deus apenas por hábito, mas CRENDO.


Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;(Ef 6:13-14)



Armas espirituais de Josafá



1) Oração e Jejum – Quando Josafá viu que os inimigos vinham contra Judá ele se pôs a buscar a Deus e apregoou jejum. (2 Cr 20:3). Jesus mesmo deu um grande exemplo de batalha espiritual quando disse:
” Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.”(Mt 17:21)
Jesus mesmo jejuou por 40 dias e obter vitoria diante do adversário. (Lucas 4)
Vemos também muitos jejuns aplicados como armas espirituais na Bíblia em busca de fortalecimento como podemos citar o feito por Ester e seu povo (Ester 4:15-16). Porém o Senhor adverte em Zacarias 7:5 sobre o verdadeiro jejum a Deus e seu propósito. O jejum nos faz sensíveis ao Espírito Santo enfraquecendo nossa carne, fazendo com que venhamos a nos quebrantar e buscar o Senhor com humildade.



2)Humilhação diante de Deus – Outro princípio que precisamos para aplicar para vencer as batalhas é se humulhar diante de Deus.
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. (Tg 4:8-10).
Se humilhar é reconhecer a grandeza do nosso Deus e nossas limitações e fraquezas.
Diz a palavra de Deus que Josafá se pôs no templo ante Judá e Jerusalém e reconheceu a grandeza e as vitórias de Deus, mas também que nele não havia força alguma.
E disse: Ah! SENHOR Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir.
Disse Josafá
Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?
E habitaram nela e edificaram-te nela um santuário ao teu nome, dizendo:
Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás. (2 Cr 20:5-9)

Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti.(2 Cr 20:12).
Admitir a fraqueza não é sinalde derrota, mas o princípio de uma vitória, pois devemos “reconhecer” nossa força diante de Deus. Não devemos fazer as coisas precipitadamente sem acionar o poder de Deus, pois não com a nossa força, nem com armas naturais que venceremos as guerras, mas no nome do Senhor.
E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.(1 Sm 17:47)
Quando reconhecemos a grandeza de Deus e admitimos que “em nos não há força alguma” contra as adversidades, aí é que o poder se manifesta. O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza.
Porque quando estou fraco, então é que sou forte.” (2 Co 12: 9-10)


Nenhum comentário:

Postar um comentário