terça-feira, 24 de julho de 2012

COMO COMPARTILHAR A MINHA FÉ? (EM 5 PASSOS)

Apesar de acreditar muito na ferramenta da internet como ferramenta para ensinar, discipular, evangelizar, de maneira nenhuma acho que esta ferramenta é completa para se fazer isto. Sou chamado por Deus para pregar o evangelho, e tenho feito isto no meu blog (Somente a Graça), aqui na coluna do Gospel+ e nos vídeos que tenho gravado (Vlog). Entretanto, de nada adianta querer falar de Jesus para o mundo inteiro se não fizer isto para quem está do meu lado.

Conheço alguns cristãos que tem dificuldade de falar de Jesus para seus amigos. Alguns respondem que isto é normal, mas não é verdade. Infelizmente, existem algumas deformações espirituais que acometem a igreja hoje, e muitos cristãos deixam de crescer espiritualmente porque não obedecem aos mandamentos do Senhor, não cumprem o IDE que é para todo cristão.

Muitos dão a desculpa de que esse não é seu dom. Porém, o chamado para pregar o evangelho e fazer discípulos não era apenas para os apóstolos, não é uma tarefa apenas para os pastores ou evangelistas. Caso você seja um cristão e não tem compartilhado sua fé, você está desobedecendo a Deus, e isto está te impedindo de crescer espiritualmente.
Então, como posso compartilhar a minha fé com meus amigos, vizinhos e parentes (e toda pessoa que estiver ao meu alcance)?

1- O primeiro ponto é conhecer o evangelho. Muitos querem dar suas vidas para missões, querem ser missionários em países distantes, porém não conhecem as escrituras. Um cristão que não lê as escrituras e não tem sede por conhecer mais de Deus (através das escrituras) não é porque está saciado das coisas de Deus, mas porque tem se fartado de lixos do mundo. Se não conheço as escrituras não conseguirei pregar sobre o amor de Deus. Se não conheço o evangelho não poderei falar sobre ele. Conte sobre aquilo que Deus fez em sua vida. Em como a partir do momento que você conheceu a Cristo sua vida mudou (o testemunho é pessoal e intransferível, porém é uma ferramenta poderosa para mostrar aquilo que Deus tem feito).

Conheça mais a fundo sobre o que é o evangelho:

- Estávamos mortos nos nossos pecados, inimigos de Deus.
- A justiça de Deus precisava ser satisfeita. Deus é justo e bom. O homem merecia a condenação eterna. Pecou contra um Deus eterno e a justa punição seria a condenação por toda a eternidade.
- Jesus Cristo morreu em nosso lugar. A morte de Jesus na cruz satisfez a justiça de Deus, e através de Cristo somos justificados (tornados justos) pela graça (pelos méritos de Jesus, não nossos) mediante a fé (não apenas acreditar, mas de fato seguí-lo e obedecê-lo).
- O arrependimento nos leva à Cristo. Quando reconhecemos nossos pecados e os deixamos, entregando nossas vidas a Cristo, então podemos ser salvos.
- Não é apenas uma oração que salva alguém, não basta apenas repetir uma oração. É necessário arrependimento, mudança de vida, conversão sincera, entrega total e santificação.

2 – O segundo ponto é viver o evangelho. Há quem diga: pregue o evangelho o tempo todo, se necessário use palavras. Eu acho muito bonita essa frase, mas não concordo com ela. De fato, devemos viver o evangelho e é sobre isso que a frase diz. Porém, devemos usar palavras sim. É impossível que alguém compreenda o evangelho sem que o apresentemos com palavras.
Entretanto, para que as pessoas ouçam nossas palavras, elas precisam ver que estas palavras condizem com nossas vidas.

3 – Tenha uma vida devocional diária. A boca fala do que o coração está cheio. Se diariamente você buscar a Deus de todo seu coração, você poderá compartilhar com as pessoas ao seu redor, aquilo que o Senhor te falou naquele mesmo dia. Cristãos que não se dedicam à pratica da leitura bíblica diária e oração dificilmente conseguem compartilhar a sua fé.

4 – Crie situações para poder falar de Jesus. Admiro as igrejas que fazem células, pequenos grupos nos lares, ou seja lá qual o nome derem. Porque essas situações são criadas para compartilhar da palavra de Deus. Em todos os momentos da minha vida eu criei espaços e situações para compartilhar a minha fé. Quando estava na universidade, fui da ABU (Aliança Bíblica Universitária) e criei juntamente com um amigo mais de 10 pequenos grupos de estudo bíblico em toda a universidade. Quando me formei e comecei a trabalhar em uma multinacional renomada, logo criei um grupo de estudo bíblico dentro da empresa na hora do almoço e algumas pessoas foram salvas e batizadas depois.
Seja como for, comece um grupo de estudo bíblico na sua casa. Seja para compartilhar aquilo que Deus tem feito, seja para estudar uma parte das escrituras ou passar tempo em oração. Deus irá agir e multiplicar essa chama.

5 – Seja imitador de Jesus. Ninguém quer ouvir santarrões. Aqueles que acham que pregam o evangelho porém só sabem dizer: Não pode. Não deve. É proibido. Não podemos exigir que uma pessoa seja cristã antes de ela ser. Se já queremos exigir padrões de santidade a pessoas que ainda não conhecem a Jesus, só poderemos alcançar aqueles que parecem ser santos, porque conseguem disfarçar melhor.

Jesus não olhava o exterior mas sim o coração. Por isso tocou em um leproso e uma mulher com fluxo de sangue, pessoas vistas como impuras e pecadoras em sua época. Jesus os purificou e foram salvos. Jesus falou com mulheres pecadoras (prostitutas), com cobradores de impostos (corruptos), e estes depois de terem um encontro com Cristo foram transformados. Mas antes disto, eram completamente depravados.

É preciso entender que sem Deus, qualquer ser humano é totalmente depravado. A única diferença é o quanto a pessoa sabe esconder seus erros. Tenha o mesmo amor e a mesma postura seja com um travesti, homossexual, seja com um drogado, seja com quem for. Caso eles se convertam, Deus é quem iniciará a boa obra e há de completá-la. Igreja não é lugar de “santos” e sim de pecadores chamados ao arrependimento. É um hospital, lugar para que pessoas sejam curadas e não uma geladeira para manter aqueles que estão lá dentro.

Que seu coração seja tão cheio de Deus, que você não consiga ficar sem falar do amor dAquele que te salvou. Que Deus te abençoe e faça de você um pescador de homens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário