domingo, 2 de setembro de 2012

ARREPENDIMENTO


Arrependimento é diferente de remorso.

O remorso é apenas um sentimento de culpa que conduz o homem, muitas vezes até a morte.
Sem o arrependimento não há salvação.
Pois essas é a uma exigência espiritual, para que haja o perdão e, consequentemente, salvação (2 Co. 7.10).
O arrependimento tem início na conversão que é o primeiro passo para o pecador chegar à regeneração.
Essa é uma nova perspectiva de vida para o homem.
É o princípio de um novo caminho que leva o homem à santificação, isto é, separar-se do mundo, dos vícios do pecado. É portanto, uma nova experiência de vida, de comunhão com o Pai, com o Filho e com Espírito Santo.
Enquanto crente vive neste mundo, ele se prepara para chegar ao aperfeiçoamento, como disse o apóstolo Paulo: "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Ef 4.13).

O que é arrependimento

Arrependimento é algo mais profundo que produz fruto para o bem.

Arrependimento é:

  • Pesar sincero de algum ato ou omissão; contrição , desistência de coisa feita ou empreendida;
  • Dor, mudança de mente e de coração;
  • É o desejo de fazer novamente , de forma diferente;
  • É a vontade de reparar o erro e não repetí-lo mais.
O arrependimento se faz sentir em 3 áreas importantes da vida do homem que quer a salvação:

Mudança de mente, mudança espiritual  e mudança de prioridade.

Processo do Arrependimento

O arrependimento é uma operação de graça de Deus na vida do pecador (Rm 2.4).
O arrependimento é operado pela ação do Espírito Santo na consciência do pecador, tornando-o sensível ao seu pecado e à sua condição de perdido diante de Deus ( Jo 16.8).

Meios usados por Deus

A 'Palavra, O Espírito Santo e Outra pessoa ( Deus usa outras pessoas para pregar o evangelho, e quem ouve abre o coração para receber o que foi anunciado).


De que consiste o arrependimento

É um ato divino, que transforma o ser humano, mas que só é consumado com a aquiescência do próprio homem através da fé. É o início do novo nascimento.
O arrependimento juntamente com a fé trará a conversão do pecador.
O Espírito Santo é quem trabalha no coração do pecador, desde que esse dê o consentimento ( HB 3.15).
Precisamos aumentar nosso campo de audição à palavra de Deus para que aumentar nossa fé. Pois a fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus.

Um bom exemplo a respeito de nossa fé é o do menino magro que vive numa região de seca e alimento escasso e o rapaz que vive na cidade grande e frequenta a academia. É certo que o segundo jovem é mais forte que o primeiro. Porém Qual dos dois jovens possui mais músculos?
A resposta é: os dois possuem a mesma quantidade de músculos no corpo. A diferença de um para outro é que o segundo rapaz pratica frequentemente exercícios físicos, de modo que seus músculos estão mais trabalhados do que o primeiro rapaz e portanto, mais aparentes.

Concluímos que a fé deve da mesma maneira ser exercitada, colocada em prática para não esmurecer. Assim, perceberemos com nitidez aquele que tem uma fé em constante prática no nosso Senhor Jesus, do que não tem.

Resultados do arrependimento

O Senhor Jesus e também os anjos se alegram quando alguém se arrepende (Lc 15.7-10).
O arrependimento traz consigo o perdão dos pecados e o refrigério da alma pela presença do Senhor (At 3.19).
O arrependimento também traz prazer e alegria naquele que passa a sentir-se perdoado dos seus pecados.

O arrependimento traz união

O Espírito Santo usou a mensagem do apóstolo Pedro para tocar nos corações daqueles ouvintes, por ocasião do seu discurso feito no cenáculo em Jerusalém (At 2.37-41).
Aquelas pessoas, de fato, se arrependeram e, motivadas pelo amor tornaram-se praticantes do mesmo ideal: seguir a Jesus.

O arrependimento produz conversão

A conversão é descrita como um retrocesso. É como voltar-se das trevas do pecado e do domínio de Satanás para a gloriosa luz de Jesus (At 26.18).
O homem então, encontra um novo caminho, uma nova modalidade de vida. Antes andava sem rumo porque caminhava nas trevas, mas agora caminha na luz, com segurança.

A conversão é a preparação da alma para a união espiritual com Jesus (Rm 6.3).

Conclusão

É necessário haver o arrependimento e a fé.
Pelo arrependimento, o pecador abandona o pecado e, pela fé, crê no sacrifício de Jesus para garantir a sua salvação.
A conversão, então é a consequência disso.
Converter, não é apenas levantar a mão na hora do apelo, parar de beber, fumar ir à frente etc.
Mas é, antes de tudo, um compromisso de mudança de vida por completo. Deus quer que cada um continue se aperfeiçoando no Senhor. Procurando melhorar, a cada dia, o relacionamento com Deus.
MOstrando que está comprometido com Deus e buscando as coisas que são do alto ( Cl. 3.1).


QUE DEUS O ABENÇOE!


(Primeiros passos na fé - Doutrinas Básicas para Novos Convertidos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário