terça-feira, 8 de janeiro de 2013

BUSCAI E ACHAREIS - EM BUSCA DA VERDADE



“Buscai e achareis”

“Muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora” (1 João 4:1-2). As pessoas não devem ser cegadas à existência do erro, mas devem procurar a verdade. Jesus prometeu que “a verdade vos libertará” (João 8:32). A verdade é o único antídoto para o erro. Esta verdade é acessível a todos os homens. No entanto há determinadas considerações básicas que são essenciais para quem busca a verdade com sinceridade. Vamos observar algumas delas.

1. A batalha inicial é com sua vontade própria. Se você realmente quer a verdade, você pode achá-la (João 7:17). O desejo do Espírito Santo é que “não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor” (Efésios 5:17). Mas primeiro você tem que decidir que seu desejo é saber. Então você estará pronto para começar a busca. Um “coração bom e honesto" é a primeira coisa que precisa.

2. Você deve ter uma atitude boa e respeitável em relação à verdade. Procurá-la será uma perda do seu tempo se você não pretende aceitar a verdade – o que quer que seja. É preciso amar a verdade e acreditar nela para evitar a condenação de Deus (leia, sem falta, 2 Tessalonicenses 2:10-12).

3. Tenha certeza de que sua fonte da informação é de confiança. A palavra revelada de Deus é a única fonte infalível da verdade religiosa. Os escritores da Bíblia foram inspirados por Deus. Por isso, não podiam errar naquilo que falavam pela orientação do Espírito Santo. As Escrituras são dadas por Deus, e são perfeitas e todo-suficiente como um guia para o homem em sua busca pelo perdão e na esperança da vida eterna (2 Timóteo 3:16-17).

4. Reconheça que não se encontra dentro de seu poder mudar aquilo que a palavra de Deus ensina. Seja satisfeito com o que você encontra na Bíblia. É possível para pais errarem. Lembre-se, também, que mesmo homens que são chamados de “pregadores” ou “rabinos” não têm nenhuma autoridade para obrigar você a praticar nenhuma tradição ou mandamento dos homens. São apenas homens – e nada mais. Mas, o autor da Bíblia é Deus. O Espírito Santo simplesmente revelou à humanidade o que estava na mente de Deus. A Bíblia por si só torna conhecida a vontade de Deus para você. Fique longe, então, de qualquer disposição de impedir esta revelação divina. É perfeita; você não é.

5. Não permita que qualquer um atrapalhe sua obediência à verdade. Uma alma (a sua) é valiosa demais. O evangelho de Cristo é o poder de Deus para salvar (Romanos 1:16-17). Sua preocupação deve ser: “O que Cristo me ensina a fazer para remissão dos pecados?” Leia cuidadosamente estas passagens: Marcos 16:15-16; Atos 2:38; Romanos 10:10; Atos 22:16; Romanos 6:3-4. As exigências simples de Jesus são fé, arrependimento, confissão e imersão para a remissão dos pecados.

Acredite na verdade, obedeça-a para ter sua alma purificada (1 Pedro 1:22). Não deixe ninguém te persuadir a não obedecer o Autor da salvação eterna. Hebreus 5:8-9. Todos que procuram a salvação desta maneira a encontrarão. A verdade vos libertará.

–por Barney Keith

Nenhum comentário:

Postar um comentário