No competitivo mundo pós-moderno em que vivemos, pautado pelo capitalismo, todos nós estamos correndo, tentando desesperadamente chegar a algum lugar e o mais rápido possível. A questão é: para onde você está correndo? Ou melhor: para o quê e do que você está correndo? É inevitável que corramos; todavia, é imprescindível saber para que e para onde corremos.
Sua corrida precisa ser marcada por um propósito maior. O apóstolo Paulo declarou há mais de 2000 anos a razão da sua corrida:“Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente poder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.” (At 20.24) Sendo assim, a questão não é correr ou correr e sim qual é a motivação da sua corrida neste mundo. Se você correr por fama, dinheiro e poder, saiba que esta corrida comprometerá o propósito da sua vida.
Paulo escreveu a Timóteo: “Pois o amor do dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.” (1Tm 6.10) E acrescentou: “Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez boa confissão na presença de muitas testemunhas.” (1Tm 11.12) Este texto levanta quatro questões que você precisa considerar em sua corrida nesta vida, seja pessoal ou profissionalmente:
1.      Do que você está correndo?
Podemos correr de muitas coisas: medo, fracassos; obrigações pessoais, profissionais e financeiras; experiências ruins; lembranças desagradáveis; situações estressantes. Mas será que corremos das circunstâncias que nos tentam transigir com a ética ou trair nossos valores? Por isso, os seguidores de Cristo são advertidos a fugir do mal. Significando tudo o que possa desviá-los de princípios e valores espirituais.
2.      Para que você está correndo?
Ao progredir na vida podemos buscar inúmeras coisas: promoção; mais responsabilidade; maior contribuição ao empreendimento. Mas podemos ser consumidos pela busca de poder, posição e bens materiais, coisas que atraem o orgulho. Paulo instigava Timóteo a buscar justiça, piedade, fé, amor, perseverança e mansidão. Lembrando que patrimônio e autoestima não são sinônimos.
3.      Pelo que você luta ao correr?
Se alguém da nossa família ou nosso amigo estiver correndo perigo lutaremos por sua proteção e segurança. Com frequência lutamos pela próxima venda, pelo próximo cliente ou por uma fatia do mercado.  Mas como Paulo, será que combatemos o bom combate da fé? Estamos determinados a sustentar nossos valores mais profundos, mesmo que a custo pessoal ou profissional?
4.      No que você se apoia para correr sua corrida?
Na vida profissional existem muitas coisas a que se apegar: reputação, status, rendimentos, até mesmo o escritório bem posicionado ou uma vaga de estacionamento. Mas será que somos igualmente diligentes em nos agarrarmos a coisas não tão tangíveis, mas que, em última instância, são de grande valor? Paulo escreveu: “Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado.” (1 Timóteo 6.12)
Neste ano, reflita sobre estas perguntas para que você possa, de fato, correr com propósitos saudáveis, e assim evitar a exaustão e frustração de uma vida egoísta e fútil, voltada apenas para si e interesses temporais. Corra e viva para grandeza! Correr ou não correr, não é a questão e sim o real motivo da nossa corrida.
http://www.lagoinha.com/ibl-vida-crista/como-vai-sua-corrida/