quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

MUITOS TÊM O ABANDONADO (PARTE 1)




A apostasia, infelizmente, é encontrada entre os filhos de Deus desde tempos remotos, muito antes da vinda de Cristo a Terra. O significado de apostasia é: abandono consciente da fé. A pessoa entregou o coração a Jesus, presenciou grandes milagres, recebeu a libertação, a prosperidade, foi batizada com o Espírito Santo e ainda assim, depois de experimentar do amor e perdão vindos do coração do Pai o deixam. Simplesmente viram as costas para o Senhor e o pior: saem revoltados e ainda colocam a culpa em Deus por tudo o que deu de errado em suas vidas.

Jesus nos alerta tanto no livro de Marcos quanto no de Lucas sobre a necessidade de estarmos alertas e vigilantes para não cairmos nas armadilhas de Satanás. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mc 14.38) e “vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.” (Lc 21.36) Antes de orar, devemos vigiar para não sermos enganados pelo diabo e para que Jesus sempre nos encontre de pé, em obediência e santidade.

É nesse ponto que muitos têm falhado e dado lugar ao inimigo, não vigiam, não oram e não estudam a Palavra. Com isso as portas ficam abertas para as influências malignas. Ninguém deixa Deus de repente. Isso acontece pouco a pouco. O espírito do engano, cega e faz com que os filhos de Deus acreditem que estão bem e comecem a pensar: “Está tudo bem, é só mais um dia sem ler a Bíblia”; “Se eu for aos cultos só aos domingos está ótimo, meu espírito está alimentado a semana inteira”; “Não posso jejuar, passo muito mal”; “Ah! eu oro antes de dormir, antes de comer e ao acordar. É rápido, mas pelo menos estou orando”. Esses e outros enganos vão crescendo dentro do coração dos crentes e minando a fé e o relacionamento com Deus.

Satanás também usa pessoas e situações para afastar os filhos da presença do Pai celestial como: internet, más companhias, relacionamentos em jugo desigual, determinados programas e entretenimentos exibidos pela televisão e outros mais. É como entrar no cômodo de uma casa onde há uma pequena goteira. Parece algo pequeno e que não será capaz de inundar o ambiente, mas se assim permanecer por um longo período será capaz de encher de água o lugar. Por isso, a vigilância é essencial. São as pequenas pedras que nos fazem tropeçar, não as grandes e visíveis que nos permite desviar para não tropeçar.

Isso aconteceu com os israelitas que caminhavam no deserto em direção a Canaã. Começaram a murmurar e a duvidar de Deus, deixaram que a incredulidade entrasse em seus corações e se afastaram do Senhor. Isso resultou na destruição de muitos e os impediram de entrar na Terra Prometida. “E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.” (Hb 3.19)

Outro exemplo da história de Israel e que levou todo o povo a apostasia foi o do rei Acabe. Na segunda parte deste texto veremos o que esse homem fez e o que devemos fazer para evitar o mal da apostasia.

Kátia Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário