quarta-feira, 20 de junho de 2012

AVANÇANDO NA FÉ

Amados,

Para nossa edificação.

Texto: Mateus 14:22-23

Introdução:

Quando você aceita Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, o Espírito Santo entra em sua vida e sela-o como filho de Deus. Esta é uma experiência surpreendente e única, no entanto, você está destinado a crescer em sua caminhada com Deus. Ao fazer isso, você começa a conhecê-Lo de uma maneira pessoal, descobrir Seu propósito para sua vida, aprender a ouvir e obedecer-Lhe, experimentar a Sua presença, poder e sabedoria, e entender o que significa viver a vida cristã.

I. A fé não é um sentimento, é uma convicção confiante de que Deus fará o que Ele prometeu.
A. É o seu desejo que todos os crentes sejam salvos e também cresçam na fé e ande nele diariamente. (Cl 2:6).
B. Assim como Jesus crescia em sabedoria, nós também devemos (Lucas 2:51-52). Você deve pedir a Deus mais do que você fez há um ano ou mesmo pedir coisas que você nunca poderia ter acreditado possível no passado. Aqueles que não estão andando no Espírito e confiando em Deus não estão avançando em sua fé ou sendo usado por Deus para a Sua glória.
II. Dez maneiras de avançar na fé
A. Enfrentar e superar as adversidades e provações. Deus olha para a vida de cada pessoa e desenha as provações para atingir seus propósitos. Deus sabe exatamente como fortalecê-lo espiritualmente. Além disso, ele vai usar e te abençoar na proporção de sua fé.
B. Compreender a natureza de Deus. O Pai quer que Seus filhos o conheçam melhor. Devemos compreender que Ele é onipotente, onipresente e onisciente, bem como santo, justo, misericordioso, bondoso. À medida que você compreende a totalidade do Deus que se revela através de suas criações e da Palavra, sua fé crescerá.
C. Meditando na Sua Palavra. A Bíblia é a Palavra de Deus, o combustível de nossa fé. Se quisermos saber o que Deus pensa, como age e o que Ele pode e vai fazer, a Bíblia é o lugar para as respostas. A meditação diária sobre ela permite que o Pai alcance nossas mentes e corações, nos protegendo e provendo as nossas necessidades.
D. Aplicando os princípios de Sua Palavra. Não podemos esperar crescer se não aplicarmos os princípios da Bíblia. Se seguirmos a Sua vontade, Deus nos permitirá ter sucesso. Ele honra a nossa vontade de segui-Lo, e nossa fé cresce porque podemos ver as evidencias de Sua mão trabalhando em nossas vidas.
E. Observando os caminhos de Deus. Às vezes, Deus permite dificuldades para nos ajudar a aprender a dependência. Outras vezes, Ele fica em silêncio, a fim de desenvolver a paciência. Além disso, Ele usa situações aparentemente inoportunas ou pessoas que parecem impróprias para os Seus propósitos para realizar o que Ele deseja. Conhecer todas as formas que Deus trabalha, vai ampliar a sua fé.
F. Observando Sua obra na vida dos outros. Deus vai colocar as pessoas certas em nossas vidas para influenciar e desafiar-nos. Observando suas ações e ouvir seus testemunhos podem ajudar a nossa fé madurecer.
G. A obediência à vontade de Deus. Obedecer a Deus e deixar todas as consequências para ele é a perfeição da fé. A vontade de fazer o que Ele pede é o maior exemplo de obediência, e traz a bênção final, porque honra e agrada a Deus.
H. Receber respostas às orações. Devemos orar com expectativa, ousadia, confiança que o nosso Pai celestial dará tudo que precisamos. Muito parecido com um pai que promete pegar seu filho quando ele pula em uma piscina, Deus quer que confiemos nele e o “salto” na fé. Ele vai nos pegar cada momento.
I. Adorar a Deus. Quando cantamos, seja na igreja ou por nós mesmos, estamos fazendo uma profissão pública. Nós estamos dizendo que acreditamos no poder de Deus e na grandeza. Estamos confessando o que cremos e recebemos uma benção ao mesmo tempo.
J. Confessando falhas da fé. Não podemos enganar a Deus, Ele sabe quando nós cometemos um erro ou falhamos de alguma forma. A única coisa que devemos fazer é confessá-lo imediatamente. Então, renovar o nosso compromisso de viver segundo a Sua vontade e aprender com nossos erros.

Conclusão:

Nunca conheceremos o nosso potencial a menos que estejamos dispostos a “andar sobre as águas”, para sair do barco e confiar em Deus na fé. Seja qual for a sua situação ou circunstância, Deus pode transformar sua vida e ajudá-lo a avançar espiritualmente, se você estiver pronto para invoca-lo.

A paz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário